Chá de erva-cidreira

 


Origem: Região que circunda o mediterrâneo e Ásia. Planta arbustiva que pode atingir de 20 a 80 cm de altura. As folhas apresentam uma coloração verde intenso na parte superior, e verde claro na parte inferior. As flores são brancas ou amareladas, mas com o tempo podem chegar a rosadas. Esta erva tem um leve aroma frutado, de limão, e torna-se mais intenso quando está seca. Conhecida como podendo ser uma fonte de inspiração quando bebida, Os apicultores esfregam as colmeias com erva cidreira para que as abelhas não as abandonem.

Utilização: A planta utiliza-se em infusão com efeitos a nível da dininuição da ansiedade, alívio das indigestões nervosas, das dores de cabeça, das insónias, das dores menstruais e dos catarros crónicos.


Historia: Esta erva também é conhecida como Melissa, segundo diz a lenda, em homenagem à ninfa grega protetora das abelhas, Melona.A erva cidreira é usada há mais de dois mil anos, e seu chá é um dos mais apreciados ao redor do mundo.Os gregos a chamavam de “erva do mel de abelha”, e difundiram o seu uso por toda a Europa, na forma de chá com poderes medicinais.Na Inglaterra, no século XVII, além de atribuir-se a ela a atuação positiva sobre a longevidade, acreditava-se também que tinha poderes mágicos para atrair o ser amado.Na Malásia é cultivada em grandes quantidades, para a fabricação de perfumes. ela é conhecida como um dos mais sérios e eficazes remédios caseiros. Suas folhas - verdes ou secas, inteiras ou maceradas, cruas ou cozidas - são usadas para os mais variados problemas, desde uma simples dor de dente até uma séria crise de melancolia.


Composição: Existe em sua composição química óleo essencial do grupo dos terpenos, na maioria monoterpernos: carvacrol, p-cimeno, citral (geranial e neral), cânfora e outros. Tem ação analgésica, espasmolítica, antibacteriana, peitoral.


Propiedades: digestiva, calmante, sudorífera, analgésica, antiespasmódica.


Funções terapêuticas: indicada para aliviar cólicas intestinais- a infusão desta erva na água do banho, além de perfumar, funciona como calmante- como chá, é indicada para febres, dores de cabeça, bronquites crônicas e resfriados- combate a insônia- acelera a vinda da mestruação


Chá de erva-cidreira: alivia a tensão sem provocar sonolência; ajuda na digestão, acalma os nervos, alivia estados febris, anemia, apetite, asma, hálito, memória e picadas.

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme