Chá de alecrim


Origem: O alecrim é um arbusto comum na região do Mediterraneo. Devido ao seu aroma característico, os romanos designavam-no como rosmarinus, que em latim significa orvalho do mar.

Historia: Utilizada com fins culinários, medicinais, religiosos, a sua essência também é utilizada em perfumaria, como por exemplo, na produção da água-de-colônia, pois contém tanino, óleo essencial, pinere, cânfora e outros princípios ativos que lhe conferem propriedades excitantes, tônicas e estimulantes. A sua flor é muita apreciada pelas abelhas produzindo assim um mel de extrema qualidade

Funções terapeuticas: Indicado para stress físico e mental, depressão, gota, reumatismo, facilita a digestão, O chá do alecrim tem várias finalidades, tratar o colesterol, as dores de dentes ou enxaquecas, as doenças de coração ou mesmo nos casos de celulite, É recomenda a todas as pessoas cujo estomago seja preguiçoso para digerir, aumenta o fornecimento de sangue às coronárias, pessoas atacadas de debilidade extrema, sendo empregado também para combater as febres intermitentes e a febre tifóide.

Utilização: A planta utiliza-se em infusão com efeitos a nível da dininuição da ansiedade, alívio das indigestões nervosas, das dores de cabeça, das insónias, das dores menstruais e dos catarros crónicos.


Historia: Esta erva também é conhecida como Melissa, segundo diz a lenda, em homenagem à ninfa grega protetora das abelhas, Melona.A erva cidreira é usada há mais de dois mil anos, e seu chá é um dos mais apreciados ao redor do mundo.Os gregos a chamavam de “erva do mel de abelha”, e difundiram o seu uso por toda a Europa, na forma de chá com poderes medicinais.Na Inglaterra, no século XVII, além de atribuir-se a ela a atuação positiva sobre a longevidade, acreditava-se também que tinha poderes mágicos para atrair o ser amado.Na Malásia é cultivada em grandes quantidades, para a fabricação de perfumes. ela é conhecida como um dos mais sérios e eficazes remédios caseiros. Suas folhas - verdes ou secas, inteiras ou maceradas, cruas ou cozidas - são usadas para os mais variados problemas, desde uma simples dor de dente até uma séria crise de melancolia.


Composição: Existe em sua composição química óleo essencial do grupo dos terpenos, na maioria monoterpernos: carvacrol, p-cimeno, citral (geranial e neral), cânfora e outros. Tem ação analgésica, espasmolítica, antibacteriana, peitoral.


Propiedades: digestiva, calmante, sudorífera, analgésica, antiespasmódica.


Funções terapêuticas: indicada para aliviar cólicas intestinais- a infusão desta erva na água do banho, além de perfumar, funciona como calmante- como chá, é indicada para febres, dores de cabeça, bronquites crônicas e resfriados- combate a insônia- acelera a vinda da mestruação


Chá de erva-cidreira: alivia a tensão sem provocar sonolência; ajuda na digestão, acalma os nervos, alivia estados febris, anemia, apetite, asma, hálito, memória e picadas.


Origem: Tilia pertence a familia Malvaceae, exitem varios tipos .A tília de folhas grandes (Tilia platyphyllos Scop.), é originária da Asia Ocidental e Europa (Centro e Sul). Na Península Ibérica estende-se pelas montanhas do Norte e Centro.Trata-se de uma árvore robusta, de folha caduca, que pode ultrapassar os 30 m de altura. Árvore sagrada das antigas civilizações germânicas, dotada de uma longevidade pouco vulgar, a tília, como o carvalho, é uma árvore histórica e lendária .

Propiedades : : Anticatarrais, antiespasmódica, digestivo, emoliente, estomaquia, expectorante, sedativa, sedativo Alivia dores de cabeça de stress, diminui a agitação, reduz a tensão nervosa e ajuda a dormir. Ajuda ainda no tratamento de acne, angústia, problemas de olhos e rugas.

Funções terapeuticas: Bronquite, calmante, cansaço, catarros, digestão, diuretico, dor de cabeça, enxaqueca, epilepsia, esgotamento nervoso, espasmo, expectorante, gripes, resfriados, com fevres, histeria, hidratar, males do estomago, sarampo, olhos, palpitações, pele, reumatismo, rugas, sardas, sono.

O chá verde é proveniente das folhas Camellia sinensis.

Origem: China e India, Planta perene, do tipo arbustiva, a Camellia sinensis pertecente a família das Teáceas (Theacea)

Historia : No inicio do séc. IX, a cultura do chá foi introduzida no Japão por monges budistas que levaram da China algumas sementes. As referências mais antigas que se encontram na Europa refere-se a Marco Polo, a sua introdução no continente europeu ocorreu no início do séc. XVII, foram os holandeses que levaram pela primeira vez o chá à Europa, intensificando o seu comércio, mais tarde desenvolvido pelos ingleses.

Propiedades e funcoes terapeuticas:
Rico em flavonóides - substâncias antioxidantes que ajudam a neutralizar os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular precoce. Também está comprovado que o chá verde ajuda a diminuir as taxas de colesterol e ativa o sistema imunológico. defende que consumir chá verde regularmente ajuda a prevenir alguns tipos de câncer, artrose, aterosclerose e outras doenças degenerativas. As virtudes do chá verde na prevenção do câncer vêm do fato de que ele é rico em bioflavonóides e catequinas, substâncias que bloqueiam as alterações celulares que dão origem aos tumores, ajuda a prevenir doenças cardíacas e circulatórias por conter boa dose de tanino: o consumo diário desse chá diminui as taxas do LDL (colesterol que faz mal à saúde) e fortalece as artérias e veias. Comprovou-se também que as substâncias presentes no chá verde ajudam a prevenir cáries, têm ação antiinflamatória e antigripal, ativam o sistema imunológico e regeneram a pele

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme